/ Vocacional | SALESIANOS NORDESTE: Histórias de vocação salesiana: Ir. Neuza Freitas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Histórias de vocação salesiana: Ir. Neuza Freitas

Hoje apresentamos a história da Ir. Neuza de Freitas, Filha de Maria Auxiliadora (FMA), que conheci durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013. Seu jeito simples e acolhedor testemunha a alegria de servir inteiramente ao Senhor. Boa leitura!




Nasci em Ervália, no interior de Minas Gerais. Minha família era bastante católica. Logo que fiz a primeira Eucaristia, gostava de ir à missa antes de ir para a escola.
Nesta cidade, de vez em quando, aparecia as Irmãs Paulinas que saiam visitando as famílias e vendendo revistas. Admirava a vida toda entregue para DEUS e comecei a pensar em ser religiosa. Através de um primo sacerdote salesiano, falou-me das Irmãs Salesianas e eu quis conhecer a vida de perto.
Com 12 anos fui estudar com elas em Ponte Nova. Admirava a vida de alegria, a dedicação aos jovens ,  o compartilhar tudo e à noite, ouvia sempre as boas risadas que davam no chá que tomavam juntas. Aos 16 anos pedi para entrar no aspirantado e vim morar em Belo Horizonte. Terminei o magistério e entrei para o noviciado. Neste momento de maior interioridade comecei a me questionar sobre este chamado. Achava que tinha entrado muito nova e pedi para sair para fazer uma experiência na minha família. Fiquei quatro meses fora e foi suficiente para eu perceber que o meu único desejo era me consagrar inteiramente ao Senhor e dedicar toda a minha vida para a salvação da juventude. Voltei e continuei o processo da formação e fiz minha 1ª profissão em São Paulo. Éramos 11 companheiras de vários estados do Brasil.
Nossa congregação “Filhas de Maria Auxiliadora”, conhecida como Salesianas, dedicamos nossa vida à Educação e Evangelização de crianças, adolescentes e jovens. Já trabalhei em muitas frentes e hoje dedico a minha vida à formação e acompanhamento de jovens ao Voluntariado, como também acompanhando jovens na escolha e decisão de um Projeto de Vida para a sua vida. Sou psicóloga e neste acompanhamento que dedico aos jovens, percebo que Deus tem para mim uma missão, pois fico muito feliz quando percebo que sou instrumento de Deus para libertação das pessoas.
Alimenta minha vocação a oração diária diante do Senhor e a Eucaristia, pois percebo que a Ele entreguei toda minha vida e Ele me sustenta; a vida comunitária, codividindo com minhas Irmãs as alegrias e dificuldades , como também a missão junto aos jovens.
Maria Auxiliadora acompanhou os nossos fundadores D. Bosco e Madre Mazzarello. É Ela que hoje também, como sua filha, me acompanha em tudo que sou e faço.
Percebo que o Senhor é bom, faz maravilhas .
Deixo aqui minha mensagem para as (os) jovens que sentem um desejo de entrega total a Deus: como Maria de Betânia que quebrou o seu frasco de perfume aos pés de Jesus, não tenham medo de dedicar toda a sua vida a Ele, sendo o bom perfume aos jovens que esperam o seu SIM generoso. Não deem migalhas ou pingos, mas quebrem seu frasco e entreguem-se e Ele lhe dará a graça da fidelidade!!


Ir. Neuza Maria de Freitas (FMA)
Inspetoria Madre Mazzarello - Minas Gerais

2 comentários:

  1. Sem dúvida uma bela história, repleta de fé e alegria. Parabéns Irmã Neuza!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Ir. Neuza! Tem muito mais histórias para contar...saúde e paz!

    ResponderExcluir