/ Vocacional | SALESIANOS NORDESTE: Histórias de vocação salesiana: Pe. Ricardo Sobrinho

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Histórias de vocação salesiana: Pe. Ricardo Sobrinho

            No mês de agosto, nossa Igreja reflete sobre as diversas maneiras em que podemos viver o chamado de Deus em nossas vidas. Assim, apresentaremos alguns depoimentos vocacionais relacionados a Espiritualidade Salesiana.         
           
            Vejam a história de nosso Secretário Inspetorial:

Nasci no Ceará, vivi minha infância na roça trabalhando na agricultura e vigiando a plantação de arroz contra as casacas de couro para não comerem as sementes recém plantadas e muitos outros trabalhos até mesmo pesados que enfrentava.
Por lá sempre andava um Padre Salesiano chamado Padre Antonio Lourenço Urbano (da família do Padre Cleyton). Era o animador vocacional: simples, pobre, humilde, um sacerdote salesiano que andou por todo o Nordeste trabalhando pelas vocações e me trouxe para o Aspirantado. Sou salesiano e sou Padre mesmo indignamente, mas agradeço a Deus que me chamou, agradeço a Dom Bosco que me acolheu em sua Congregação e ao Padre Antonio Lourenço que me pescou no sertão do Ceará e me trouxe para o Aspirantado.
Tudo começou em Jaboatão-Colônia em 1947, em Recife a partir de 1949, em Lorena – SP e em São Paulo onde, após os estudos de filosofia e teologia, fui ordenado sacerdote salesiano no dia 1º de agosto de 1965 e daí para frente até hoje... com as bênçãos de Deus que me chamou e proteção de Dom Bosco, pai e amigo dos jovens e... dos velhos também... A ele que me aceitou e ajudou, meu muito obrigado!

Toda a vida é vocação! “Jesus subiu ao monte, chamou  a si os que Ele mesmo quis e vieram a Ele” (Marcos 3, 13).  Veja, caro jovem, que Jesus é quem chama você. Mas você não vai deixar sem resposta o chamado de uma pessoa que ama você e quer contar com sua colaboração. É seu dever escutar, dizer “sim” e colaborar estudando, trabalhando, rezando e se dispondo a enfrentar as dificuldades, que aparecerem sem jamais desanimar... Mas fique bem atento nisso: “Toda a vida é vocação, mas toda vida é também formação!” Quem diz “sim” a Jesus que chama e entra no Seminário, começa uma importante caminhada de formação.


Caríssimo jovem, que mensagem eu deixaria para você? É esta: antes de tudo lhe garanto que rezo por você para que você, ao escutar Jesus que o chama, tenha disposição e coragem de dizer “Sim” a Ele como respondeu o Profeta Isaias ao chamado de Deus: “Eis-me aqui, Senhor, envia-me!” Volto a insistir ainda em um ponto: A oração, o estudo e uma filial confiança e devoção a Maria que foi a primeira vocacionada de Deus e disse  o “SIM!” mais generoso e mais importante de todos, tão importante que nos deu JESUS CRISTO. Maria tem e desempenha um papel determinante na vida e na história vocacional de cada pessoa, porque “toda a vida é vocação e toda vida é formação”. Caríssimo(a), amigo(a), lembre-se: A vocação acontece entre Deus e você: Ele chama e você responde! Mas todos entram na sua história e participam no seu “sim!”. Portanto seja generoso(a) na resposta... e Deus fará feliz você e, através do seu “sim” fará felizes multidões de outros e outras hoje e sempre..












            Pe. Raimundo Ricardo Sobrinho
Secretário da Inspetoria do Nordeste do Brasil

2 comentários:

  1. Pe.Raimundo, foi uma alegria encontrar suas notícias aqui. Fomos colegas no Pio XI na Lapa em São Paulo nos anos 1962-65.Sempre tive desejo de ter suas notícias. Dedejo-lhe muita saúde, paz e alegrias. Reze por nós. Meu e-mail; jozanam@hotmail.com Grande abraço do Ozanam.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Padre Raimundo Ricardo Sobrinho. Sou Joalcides Arruda e fomos colegas de turma em Recife-PE (aspirantado) e em Joboatão-PE (noviciado), quando então saí e retornei à minha cidade de Senador Pompeu-CE, isso em 1953. Para o meu ex-colega e amigo, desejo muita saúde e paz em sua plenitude total. Abraço. PAX DEI.

    ResponderExcluir